Posted by: ambient1 | August 20, 2007

Richard Hutten (entrevista)

richard-hutten.jpg

Nasceu em 1967 em Zwollerkerspel, na Holanda. Hutten estudou na Acemia de Desenho Industrial de Eindhoven, graduando-se em 1991. No mesmo ano começa seu próprio escritório em Rotterdam. Hutten é um expoente do Droog Design, o qual ele esteve envolvido desde do seu começo em 1993. Em 1994 ganhou atenção internacional com suas peças artíscticas ‘the cross’ and’s(h)it on it. Ele é o criador de muitos produtos para criança como a cadeira ‘bronto’, ‘elephent hassocks’ e a caneca ‘dumbo’. Seu design conceito ‘no sign design’ e ‘tabla upon table’ foi exibido em todo o mundo. Seu trabalho é parte permanente de coleções, entre outras, Centraal Museum Utrecht, Stedelijk Museum of Modern Art em Amsterdam. Vitra Museum em Weil Am Rhein, São Francisco Museum of Modern Art. Trabalhos recentes incluem uma coleção de prata para parisiense Christofle e o interior do edifício ‘Parkrand Housing’, projetado pelo escritório MVRDV Architects em Amsterdam.

‘Homo Ludens’ / playing man, é a primeira retrospctiva do trabalho de Richard Hutten, exposto no Kunsthal Museum em Rotterdam (09 de Junho – 07 de outubro, 2007).

Qual é o melhor momento do dia?  o melhor momento do dia é de longe depois do trabalho quando eu chego em casa e brinco com meus filhos antes deles irem para cama.

Qual o tipo de música você escuta?   no momento eu gosto de rock. Eu escuto Motorhead, Ramstein.

Você escuta rádio?   não com muita frequência. Eu tento evitar isso pelo jeito livre de pensar.

Quais livros você tem na sua cabeceria?   eu tenho meu ibook na minha cabeceira.

Você lê revistas de design, art e arquitetura?   Não com muita frequência, claro q eles enviam pra mim e então eu dou uma olhada rápida, mas dificilmente eu leio.

De onde você pega as notícias?   eu pego um pouco e pedaços da Tv ou jornais mas eu não leio jornal todos os dias.

Eu acho que você percebe como as mulheres se vestem, você tem alguma preferencia?   sim, minha namorada tem a melhor loja de roupa da holanda então eu tenho que perceber como as mulheres se vestem. eu gosto delas bem femininas.

Quais tipo de roupas você evita?   eu tento vestir coisas originais e evito preto.

Você tem animais de estimção?   não, eu tenho crianças, isso é suficiente!!!

Quando você era criança você sempre quis ser um designer?   eu nasci designer então isso n foi uma escolha. todo a minha vida eu estive fazendo coisas e quando eu tinha quinze anos descobri que isso poderia ser uma profissão.

Você discute seu trabalho com outros designers?   sim, eu discuto constantemente com meus amigos que são designers. nossas discussões flutuam entre a lógica rígida e a total loucura.

Onde você trabalha em seus projetos?   o próprio desenho é feito quando estou sozinho na minha casa. esse é um processo de pensamento então enquanto eu estou dirigindo meu carro (por isso não tenho rádio no meu carro) esse é um bom momento para pensar… ou em aviões onde não tem telefones tocando. o trabalho de desenvolvimento começa em meu estúdio e em colaboração com os fabricantes.

Você poderia descrever seus estilo como um bom amigo seu descreveria?   humorístico, amigável, surpreendente. como a maioria dos artistas holandeses eu estou mais interessado na estrutura, a forma básica. você pode seguir a sintaxe do processo de design – o design pode ser entendido imediatamente.

Você poderia descrever uma evolução em seu trabalho?   Eu comecei com com produtos com muita proximidade do conceitual tornando os objetos não muito funcionais. função é muito mais importante para mim agora, porque eu tenho dirigido meu estúdio por volta de dezesseis anos e tenho aprendido muito todos esses anos. meus últimos trabalhos são objetos funcionais do dia-a-dia, que também são surpreendente e cheios de humor.

Quais dos seus projetos deu-lhe mais satisfação?   meus filhos, isso é uma co-produção mas é a melhor coisa que eu já fiz.

Tem algum artista, designers ou arquitetos do passado que te influenciou ou que você particularmente aprecia o trabalho?   sim, muitos. entre todos esse da Holaanda, tem Gerrit Rietveld do movimento ‘De Stijl’. ele inventou o design moderno e ainda é fonte de inspiração.

E os que ainda estão trabalhando?   na arquitetura eu gosto muito do trabalho do MVRDV. no design tem também muitos como jasper morrison, michael young to konstantin grcic… é uma lista interminável de pessoas que eu admiro muito.

Você tem algum conselho para os jovens?   claro, isso é uma grande industria, muita coisa está envolvida, muitas revista de design aparecem, muitos estudantes estão esperando para trazer alguma coisa nova. essa massiva corrida do design pode ser interpretada como uma fuga das questões esssenciais. então meu conselho é: tenha uma boa e clara posição do que você está fazendo! tem tanto disso e eu sempre me pergunto o que eu poderia adicionar com oque não foi feito antes.

Tem alguma coisa que você tem medo de se arrepender no futuro?   eu tenho medo dos fundamentalistas que tentam empurrar suas opiniões sobre outras pessoas.

http://www.richardhutten.com
Via designboom


Leave a comment

Categories