Posted by: ambient1 | June 15, 2009

Lifestyle

Quanto que a arquitetura pode influenciar no jeito de viver das pessoas?

Em uma pequena cidade da Alemanha isso tem se mostrado bastante evidente. Luckenwalde está a 50 km de Berlim numa viagem de trem que demora no máximo 30 minutos até o centro da capital. Luckenwalde é uma cidade como todas as outras pequenas cidades da Alemanha, e também tem que combater os problemas sociais da região: declínio da população, crescimento do desemprego e a falta de perspectiva. E hoje em dia a paisagem urbana é caracterizada por inúmeros projetos de demolição de prédios vazios, os quais foram erguidos em sua época áurea. Essa proximidade com a capital favoreceu o rápido desenvolvimento econômico da cidade no século 19 e começo do século 20 onde muitas empresas (principalmente do setor têxtil) se instalaram na região e é dessa época áurea que remanesce a herança arquitetônica da qual é tão conhecida. Um edifício dessa época tão gloriosa é “The Hat Factory” projetada por Erich Mendelsohn, que ficou conhecido por sua arquitetura expressionista.

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-gf03

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-gf39

E olhando o cenário atual, diríamos que não está nada favorável para novos investimentos, isso se a cidade não tivesse sido inclusa no programa de patrocínio EUU. E foram os recursos adquiridos através desse programa que permitiram a implementação dos projetos na cidade. E o maior desses projetos foi a transferência da biblioteca municipal (que estava localizada em lugar pequeno e com uma arquitetura nada agradável) para um edifício todo restaurado onde funcionou a primeira estação de trem da cidade.

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-gf14

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg0187

Nesse projeto a idéia principal não era apenas recuperar o patrimônio histórico, mas também revigorar a parte central da cidade. E além da renovação do edifício, que foi comandada pelo escritório ARGE WFF de Berlim vencedor do concurso, foi projetado também um anexo contendo a biblioteca para crianças e adolescentes.

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg0525

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg0624

O projeto é do escritório FF Architekten com colaboração de Martina Wronna. E nesse projeto podemos destacar duas características que contribui para o seu grande destaque: o material usado como revestimento da fachada (telhas tipo shingles TECU GOLD) na cor ouro e a inclinação das paredes que cria um espaço de alto contraste com seu entorno e uma relação de estética com o prédio restaurado.

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg0154

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg177

luckenwalde-town-library-by-arge-wff-mg421

TECU-GOLD é um material que provou ser ideal para o projeto, que além de todas as suas qualidades – Durabilidade, Leveza, Economia – tem a habilidade de criar visuais diferentes dependendo da luz do dia, isso por causa da superfície refletiva e da variação de inclinação do prédio.

Os espaços internos são divididos entre térreo (biblioteca infantil) e primeiro pavimento (espaço para adolescentes) que é mais introvertido. Foi desenvolvido um layout que remete a um lounge moderno e convida o visitante a usar o ambiente disponível individualmente.

Desde a festa de inauguração, a função vital que a nova biblioteca tem para a cidade está cada vez mais evidente. Cresceu o número de usuários e a quantidade de acervo que está sendo emprestado e os computadores disponíveis estão ocupados constantemente. Uma associação de amigos e patrocinadores dá o apoio financeiro para o trabalho da biblioteca: um grupo de jovens trabalha voluntariamente depois da escola. E por causa desse enorme sucesso Luckenwalde agora serve como projeto modelo em Bruxelas no URBAN, programa de patrocínio e desenvolvimento das cidades.

@Dezeen

Advertisements

Responses

  1. […] um projeto de arquitetura de um escritório alemão, o FF Architekten, que chamou minha atenção para querer saber mais […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: